NORMA DE DESEMPENHO

NBR 15.575

Estrutura

Podemos citar o Sistema Estrutural com VUP mínimo de 50 anos e os Sistemas de Fachada com vida útil mínima de 40 anos. Todos sistemas de uma parede devem aguentar, sem rachaduras ou falhas, até 180 joules

Segurança

Com os níveis de velocidade de partícula de pico, deslocamento e gravidade em mãos, maior será o nível de segurança e confiabilidade para o projeto desenvolvido.

Tecnologia

Quando a tecnologia não está ao seu alcance, o jeito é solicitar os serviços de empresas especializadas  e certificada no assunto, para que seu projeto possa ter ainda mais valor agregado.

Conforto

As lajes, fachadas e paredes que dividem unidades habitacionais devem atender índices de isolamento mínimo para aumentar privacidade dos moradores e evitar incômodo do ruído externo. Esses cômodos também têm que ter proteção acústica e garantir um nível mínimo de 25 decibéis.

Baixar

Baixar

Nota Importante
 

Além de garantir o cumprimento das normas, esse tipo de monitoramento pode integrar vários profissionais, envolvido-os em um projeto colaborativo. Para o cliente também é mais vantajoso. Ele pode ver antes, de uma forma mais tangível, como seu empreendimento deve se comportar ao receber diariamente vibrações produzidas de todo tipo, tais como tráfego de ônibus, caminhões, trens, metrôs etc.

Se todos agirem corretamente, o setor de construção civil só tem a ganhar. No entanto, se alguma norma for descumprida, os responsáveis podem ser acionados judicialmente. Sem contar que as normas foram feitas para que o cliente "morador" não corra nenhum risco.

Se você é projetista, engenheiro ou arquiteto, já deu para perceber a importância da Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15.575). O ideal é que todos os envolvidos na construção estejam alinhados com os padrões. Se não, a dica é disseminar esse tipo de monitoramento sismográfico para cada um que ainda tenha dúvida.

TECHNOBLAST Serv. em Det. e Sismografia LTDA. 

Av. Santo Amaro, 4644 Cj.220 // CEP: 04702-000 

São Paulo - SP // Brasil

Tel:. +55 11 3567 3777

technoblast@technoblast.com.br

© Copyright 1997 - 2020 TECHNOBLAST

Desenvolvedor:  Vlademir Bastos