Medição de VOD

A velocidade de detonação de um explosivo (VOD) é característica de cada formulação e é influenciada pelo diâmetro, grau de confinamento, tipo de iniciação, presença de água e outros fatores.   

 

A constatação do que ocorre com os explosivos utilizados nas condições reais de sua aplicação (dentro do furo) ou em amostras detonadas em campos de prova é de extrema importância para identificação de eventuais desvios ou variações de desempenho em relação ao comportamento esperado de cada tipo de explosivo. 

 

Em paralelo pode-se medir os tempos reais de retardo entre os furos ou entre "decks" de um mesmo furo, outro fator de fundamental importância não apenas para o resultado do desmonte mas principalmente para o controle de vibração e ruído. 

Através da utilização de gravadores de VOD e de cabos coaxiais de resistividade fixa e conhecida, fabricados pela MREL, pode-se determinar, com alto grau de precisão, a velocidade de detonação de um determinado explosivo, em uma determinada condição de uso e o tempo de retardo de uma espoleta.